-
Arquitetos: Arhitektura Krušec; Arhitektura Krušec
- Área: 0 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Miran Kambič
Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização, no topo de uma pequena encosta no meio do cemitério de uma aldeia é caracterizada por belas vistas panorâmicas sobre a paisagem circundante.
A composição arquitetônica de paredes de pedra de várias elevações que cercam a capela de despedida é projetada de tal forma que desabilita a vista para o cemitério e lápides existentes, ao mesmo tempo que orienta as vistas dos visitantes sobre os cemitérios para as paisagens naturais.
As paredes são construídas a partir do arenito nativo que ajudou a formar a estrutura do edifício da bacia do Celje através dos séculos. A pedra, que tem sido trabalhada no exterior, foi esculpida no interior das capelas funerárias sob uma claraboia para que, quando expostas a um determinado ângulo da luz solar, crie longas sombras nas paredes e, portanto, gere uma atmosfera contemplativa especial do espaço interior.
O elemento mais exposto da composição da capela de despedida é representado pelo telhado membrana em balanço, que abrange a plataforma central e, assim, permite que as cerimônias de despedida ocorram mesmo em condições meteorológicas adversas. O arquiteto queria reduzir a impressão do volume unificado da edificação, razão pela qual o efeito dominante do edifício se caracteriza apenas pelo telhado que parece flutuar quase sem peso acima da praça coberta.
A capela de despedida no cemitério Teharje evoca um espaço de memória e contemplação através da utilização de elementos arquitetônicos básicos, como o piso, parede e teto. Juntamente com as vistas para a paisagem circundante e o uso das leis de luz natural, o arquiteto evitou um endereçamento direto, literário do visitante, mas tentou gerar um ambiente santo na capela de despedida com elementos abstratos que são autônomos à profissão de arquitetura.